Bastam poucos minutos na villa 11 para entender os motivos que fizeram a família proprietária se apaixonar por Paraty ainda nos anos 1960.
Se hospedar nesse refúgio intimista é uma experiência única que começa no mar: acessível apenas de barco, a propriedade está a dez minutos do Centro Histórico.
Uma vez nela, os encantos são muitos. Aos pés da Mata Atlântica, o terreno contempla um jardim mágico, com árvores de lichia, mais de 600 pés de palmito e flores mil. Para apreciá-lo, vale aproveitar as duas trilhas localizadas dentro da propriedade que incluem no caminho ruínas de um forte imperial, com trincheira e canhões apontados para o mar, e vista 360 graus para a baía paradisíaca de Paraty.
Do lado de dentro, espere por um loft cheio de bossa – os proprietários são os mesmos da Pousada do Sandi, daí o bom gosto – e cercado por janelões de vidro que fazem jus à natureza exuberante.
E já que o mar cristalino de Paraty está logo ali na frente, a dica é desbravá-lo. Quem preferir ainda pode alugar uma das duas lanchas da propriedade e na volta, que tal descansar em uma sessão de sauna?